Como Fazer Sua Árvore Genealógica

1 – COLETA DE DADOS – ENTREVISTA DE FAMILIARES

O primeiro e mais importante passo para descobrir a ascendência italiana é a construção da árvore genealógica, pois através desta ferramenta será possível identificar toda a sua ascendência até o italiano ou italiana que poderá lhe dar o direito a cidadania italiana jus sanguinis.

Mas para construir a sua árvore genealógica você vai ter que:

Entrevistar seus familiares mais velhos, como seus pais, seus avós, seus tios, tios avós. Uma boa estratégia é tomar um café na casa da nona e aproveitar e perguntar as coisas para ela, anotar, gravar tudo o que ela falar.

Vai visitar seu tio avô, aquele que faz muitos anos que você não visita, leva sua mãe junto se for o caso, leva um “agrado”, um suvenir para ele, e converse com ele sobre o passado. Tenho certeza que você vai descobrir coisas do fundo baú, vai dar boas risadas e vai conseguir muitas informações. Se for como eu, você até unir a família numa super festa. Um “parênteses” aqui, mas “na busca de informações sobre os meus antepassados consegui unir minha família para uma festa anual dos filhos do meu trisavô italiano que teve 17 filhos legítimos mais outros 5 filhos adotivos que era da segunda esposa  que era viúva. A festa da minha família em 2018 juntou quase 500 pessoas.

2 – DOCUMENTAÇÃO

Obtenha certidões de nascimento, casamento e óbito, registros de batizado, fotos, e outros documento de antepassados.

Quando for visitar a nona ou a tia, seja quem for peça permissão e fotografe e digitalize tudo, leve seu celular ou uma máquina fotográfica junto.

As informações que você coletou serão os insumos para elaborar sua árvore. Com as informações levantadas, comece a montar sua árvore genealógica.

Até fotos dos antepassados é bom tirar cópia, pois tudo pode ser útil, até uma anotação. Atrás das fotos no passado costumavam fazer anotações. Pense e haja como um detetive, pergunte, questione, observe, olhe, registre, analise tudo. Mesmo que você não tenha certeza naquele momento se toda essa informação vai ser necessária, é importante que você anote e fotografe tudo.

3 – PESQUISA DO SOBRENOME

Pesquise sobre o sobrenome que você sabe ou que você  acredita que seja italiano.

Faça buscas no google, em blogs. Tem grupos no Face Book de famílias. Faça busca no arquivo nacional das embarcações que chegaram ao Brasil vindo da Itália e dos antigos alojamentos da imigração. Faça busca no site dos mórmons “Family Search”. Na internet tem um mundo de informações. Dá um pouco de trabalho, precisa de tempo, mas dá para encontrar muita coisa.

No próximo post vou falar só sobre buscas de informações nos principais sites de pesquisas disponíveis. Acompanhem o blog!